Techno é um estilo musical eletrônico
que surgiu em meados de 1980 e refere-se primariamente a um estilo em particular criado
nos EUA com influências alemãs e desenvolvido nos arredores da cidade de Detroit, subsequentemente adotado por produtoreseuropeus. O termo techno é freqüentemente utilizado
erroneamente para descrever todas as formas de música eletrônica.
O Techno arts grafic foi um dos primeiros technos a surgir.
Foi desenvolvido em primeiro lugar em estúdios amadores pelos
"The Belleville Three" (Os três de Belleville),um trio de homens afro-americanos que frequentavam a faculdade na época, próximo deDetroit, Michigan. Os músicos - amigos de colégio e colecionadores de fitas mixadas que eram Derrick May e Kevin Saunderson - encontraram inspiração na Midnight Funk Association, um programa de rádio eclético, de 5 horas de duração, que ia ao ar de madrugada em diversas estações de rádio de Detroit. O programa era comandado desde 1977 até meados da década de 1980 pelo DJ Charles Johnson. O programa proporcionava doses pesadas de sons eletrônicos como os de George Clinton, Kraftwerk eTangerine Dream.
"The Belleville Three" (Os três de Belleville),um trio de homens afro-americanos que frequentavam a faculdade na época, próximo deDetroit, Michigan. Os músicos - amigos de colégio e colecionadores de fitas mixadas que eram Derrick May e Kevin Saunderson - encontraram inspiração na Midnight Funk Association, um programa de rádio eclético, de 5 horas de duração, que ia ao ar de madrugada em diversas estações de rádio de Detroit. O programa era comandado desde 1977 até meados da década de 1980 pelo DJ Charles Johnson. O programa proporcionava doses pesadas de sons eletrônicos como os de George Clinton, Kraftwerk eTangerine Dream.
Apesar de inicialmente concebido como uma música de festa que era
mixada diariamente em programas de rádio e tocada em clubes estudantis de
Detroit, o Techno cresceu ao ponto de se tornar um fenômeno global. Estes
clubes criaram a incubadora na qual o Techno se desenvolveu. Esses jovens promoters criaram e desenvolveram a cena de
dance music local captando os gostos da audiência local composta pelos jovens e
produzindo festas com DJs inovativos e uma música moderna e ecletica. Logo que
esses clubes locais foram crescendo em popularidade, grupos de DJs começaram a
se organizar e vender suas técnicas de mixagem e sound system para os clubes,
sob nomes como Audio Mix e Direct Drive para abastecer o numero crescente de
ouvintes. Locais como centros de atividades de igrejas, galpões abandonados,
escritórios e auditórios foram as primeiras localizações aonde o público (na
sua maioria menores de idade) se reuniam e onde o estilo e a forma músical do
techno foi definida.
Os produtores musicais estiveram
usando a palavra "techno" num senso geral em 1984 (como
no clássico do Cybotron "Techno City"), e esporádicas referências a
um pouco definido "techno-pop" podem ser encontradas na imprensa
musical nos meados da década de 80. De qualquer forma, não foi antes de Neil
Rushton lançar a compilação "Techno! The New Dance Sound of Detroit"
(Techno! o novo som dançante de Detroit) pela Virgin
Records em 1988 que
a palavra Techno passou formalmente a descrever um gênero musical.
Desde então o Techno foi definido retroativamente para englobar,
entre outros, trabalhos datando desde "Shari Vari" (1981) por A Number of Names, as primeiras
composições do Cybotron (1981), "I Feel Love" (1977) por Donna Summer e Giorgio
Moroder, e as mais dançantes seleções do repertorio do Kraftwerk entre 1977 e 1983.
0 comentários:
Postar um comentário