Daft Punk


Daft Punk é uma dupla de música eletrônica formada pelos franceses Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter. Eles alcançaram significativa popularidade na França no final dos anos 1990, no segmento musical de tendência house. Nos anos seguintes, consolidaram o sucesso combinando elementos de house com synthpop. A dupla também é creditada pela produção de canções consideradas essenciais no panorama da French house. Entre 1996 e 2008, a sua carreira musical foi gerida por Pedro Winter (Busy P), chefe da gravadora Ed Banger Records. No início de suas carreiras, os dois membros do Daft Punk integraram a banda Darlin', projeto influenciado pela sonoridade dos Beach Boys e Rolling Stones, mas rapidamente dissolvido. Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter formaram então o Daft Punk, vindo a lançar em 1997 o seu aclamado álbum de estréia, Homework. Em 2001 foi lançado com ainda maior sucesso o segundo trabalho, Discovery, contendo os singles "One More Time", "Digital Love" e "Harder, Better, Faster, Stronger".Em março de 2005 a dupla lançou o álbum Human After All, e apesar de algumas críticas terem afirmado que o som era repetitivo, isso não impediu o sucesso dos hits "Robot Rock" e "Technologic" nos charts do Reino Unido. Em 2006, iniciaram uma turnê que se prolongou até 2007, originando o álbum ao vivo Alive 2007, que foi premiado com um Grammy na categoria "Melhor Álbum de música Eletrônica/Dance". A dupla compôs ainda a trilha sonora para o filme Tron: Legacy, que resultou no lançamento do álbum de mesmo nome em 2010.
A dupla é reconhecida por apresentar elaborados shows ao vivo, nos quais os diversos elementos e efeitos visuais são incorporados em sincronia com as suas produções musicais, bem como por usarem trajes ornamentados com temas robóticos, tanto em público quanto no palco.
Primeiros anos (1987–1993)
Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo se conheceram em 1987 na Lycée Carnot, uma escola secundária de Paris. Os dois se tornaram bons amigos e depois gravaram algumas faixas demo com outros colegas da escola. Essa parceria inicial culminou na formação de um grupo à base de guitarra chamado Darlin', junto com Laurent Brancowitz, em 1992.Homem-Christo e Bangalter tocavam guitarra e baixo, respectivamente, enquanto Brancowitz era o baterista. O nome escolhido para o trio foi uma homenagem à canção "Darlin'" do The Beach Boys, a qual faziam cover juntamente com uma composição original. Stereolab lançou ambas as faixas em um EP multi-artista da Duophonic Records e convidou a banda para abrir shows no Reino Unido. Bangalter considerou que "O rock n' roll que fizemos foi bem mediano, eu acho. Foi tão breve, talvez seis meses, quatro músicas e dois shows e então acabou." Uma crítica negativa na Melody Maker posteriormente apelidou a música como "a bunch of daft punk" ("um bando de punks bobos", em inglês). Ao invés de dispensarem a crítica, Bangalter e Homem-Christo acharam divertido. Homem-Christo declarou, "Lutamos tanto tempo para encontrar [o nome] Darlin', e isto aconteceu tão rápido". Pouco depois, Darlin se dissolveu, e Brancowitz seguiu outras oportunidades com a banda Phoenix. Bangalter e Homem-Christo formaram Daft Punk e experimentaram máquinas de ritmos e sintetizadores.
Era Homework (1993–1999)
Em 1993, Daft Punk frequentou uma rave na EuroDisney, onde encontraram Stuart Macmillan, da banda Slam, co-fundador da gravadoraSoma Quality Recordings. O demo dado à Macmillan na rave formou a base para o single de estréia de Daft Punk, "The New Wave", um lançamento limitado em 1994. O single também continha a versão final de "The New Wave", chamada "Alive", que seria apresentada no seu primeiro álbum.
Daft Punk retornou ao estúdio em maio de 1995 para gravar "Da Funk", que veio a se tornar seu primeiro single bem sucedido comercialmente ainda no mesmo ano. Após o sucesso de "Da Funk", a dupla visou encontrar um empresário,  eventualmente escolhendo Pedro Winter, que regularmente os promovia juntamente com outros artistas em suas boates Hype. A banda assinou com a Virgin Records em setembro de 1996 e fez um acordo através do qual eles licenciaram as suas faixas para a gravadora principal através da sua empresa de produção, Daft Trax. Bangalter falou da decisão da dupla de assinar com a Virgin:
"Da Funk" e "Alive" foram posteriormente incluídos no álbum de estréia do Daft Punk, Homework, de 1997. A obra foi considerada como uma síntese inovadora de technohouse,acid house e estilos de electro, e é amplamente reconhecido como um dos mais influentes álbuns de dance music dos anos noventa. "Da Funk" também foi incluído na trilha sonora do filme The Saint. Foi durante este período de mudança na dance music que a dupla se tornou amplamente bem sucedida. Eles combinaram os estilos musicais acima mencionados e elementos de rave music que agradavam a platéia. O single mais bem sucedido de Homework foi "Around the World", que é conhecido por repetir o canto do título da canção. Daft Punk também produziu uma série de videoclipes para Homework, dirigidos por Spike Jonze, Michel Gondry, Roman Coppola e Seb Janiak. A coleção de vídeos foi lançada em 1999 e intitulada D.A.F.T.: A Story About Dogs, Androids, Firemen and Tomatoes.
Era Discovery (1999–2004)
Em 1999 a dupla já se encontrava nas sessões para gravação do seu segundo trabalho, que havia sido iniciado um ano antes. O lançamento de Discovery, em 2001, trouxe um estilo orientado ao synthpop, mais suave e distinto, o que inicialmente chocou os fãs dos trabalhos anteriores em Homework. A dupla afirma que Discovery foi concebido como uma tentativa de se reconectar com uma atitude divertida e mente aberta, associada com a fase de descoberta da infância, fazendo uso pesado de temas e samples do final dos anos 70 e início dos anos 80. Discovery alcançou a segunda posição no Reino Unido, com "One More Time" se tornando o hit principal e conseguindo um grande sucesso, quase atingindo o topo da UK Singles Chart. A canção é conhecida por ser muito auto-sintonizada e comprimida, e tanto ela quanto o álbum ajudaram a criar uma nova geração de fãs muito familiarizados com o segundo lançamento de Daft Punk. "Digital Love" e "Harder, Better, Faster, Stronger" também foram muito bem sucedidos nas paradas musicais no Reino Unido e nos Estados Unidos, e "Face to Face" atingiu a primeira posição em paradas musicais dos EUA, apesar de seu lançamento limitado. Um trecho de 45 minutos de uma performance do Daftendirektour, gravada em Birmingham, no Reino Unido, em 1997, também foi lançada em 2001, intitulado Alive 1997.
2003 viu o lançamento do longa animado Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. A dupla produziu o filme sob a supervisão de Leiji Matsumoto, quem eles haviam afirmado ser o seu herói de infância. O álbum Daft Club também foi lançado para promover o filme, apresentando uma coleção de remixes anteriormente disponibilizados através de um serviço de assinatura online de mesmo nome.
Era Human After All (2004–2008)
Começando em 13 de setembro e terminando em 9 de novembro de 2004, Daft Punk dedicou seis semanas para a criação do novo material. A dupla lançou o trabalho Human After All em março de 2005 e as críticas foram variaradas, principalmente citando sua natureza excessivamente repetitiva e a aparente gravação apressada. Os singles deste álbum são: "Robot Rock", "Technologic", "Human After All" e "The Prime Time of Your Life". A primeira declaração oficial da dupla sobre a obra musical foi: "acreditamos que 'Human After All' fala por si".
Um CD/DVD de antologia de Daft Punk, intitulado Musique Vol. 1 1993-2005, foi lançado em 4 de abril de 2006, nos Estados Unidos. Este contém novos videoclipes de "The Prime Time of Your Life" e "Robot Rock (Maximum Overdrive)". Daft Punk também lançou um álbum de remixes chamado Human After All: Remixes. Uma edição limitada incluía dois kubricks de Daft Punk como robôs.
Em 21 de maio de 2006, Daft Punk estreou seu primeiro filme dirigido, Daft Punk's Electroma, no Festival de Cannes. O filme não inclui a sua própria música, o que é a primeira vez para a dupla, considerando seu DVD e filme anteriormente lançados (D.A.F.T. para Homework e Interstella 5555 para Discovery). Sessões de meia noite do filme foram realizadas em teatros de Paris, a partir do final de março de 2007. O público inicial fez comentários positivos sobre o filme.
Daft Punk lançou seu segundo trabalho ao vivo, intitulado Alive 2007, em 19 de novembro de 2007. Este contém a performance da dupla em Paris, da sua turnê Alive 2007, e inclui um livro de 50 páginas de fotografias tiradas durante a turnê. A versão ao vivo de "Harder, Better, Faster, Stronger", do álbum Alive 2007, foi lançado como um single.  Um videoclipe para a canção, dirigido por Olivier Gondry, apresenta filmagens gravadas por 250 espectadores da presença de Daft Punk no Brooklyn, no Keyspan Park, em Coney Island.
Tron: Legacy e projetos recentes (2008–2012)
Após a turnê Alive 2007, Daft Punk se focou em outros projetos. Uma entrevista de 2008 com Pedro Winter revelou que a dupla retornou ao seu estúdio em Paris para trabalhar no novo material. Winter também deixou de ser empresário de Daft Punk para focar a atenção na sua gravadora, Ed Banger Records, e em seu trabalho como Busy P. Ele declarou mais tarde, em uma entrevista, que a dupla estava trabalhando com uma empresa administrativa não especificada em Los Angeles. Em 2008, Daft Punk ficou na 38ª posição em uma votação mundial oficial da DJ Magazine, após estrear na 71ª posição em 2007. Em 8 de fevereiro de 2009, Daft Punk ganhou dois Grammys com Alive 2007 e seu single "Harder, Better, Faster, Stronger".
Daft Punk forneceu onze novas mixagens ao apresentar sua música para o vídeogame DJ Hero. Eles também aparecerem no jogo como personagens jogáveis, junto com seu próprio cenário. A dupla aparece vestindo seus capacetes da era Discovery e trajes de couro da era Human After All. As aparências jogáveis de Daft Punk estão ausentes na sequência DJ Hero 2, que inclui uma versão remixada de sua canção "Human After All".
Na San Diego Comic-Con de 2009, foi anunciado que a dupla compôs 24 faixas para o filme Tron: Legacy. A trilha de Daft Punk foi harmonizada e orquestrada por Joseph Trapanese. A banda colaborou com ele durante dois anos, da pré-produção até o acabamento da trilha. A trilha apresenta uma orquestra de 85 pessoas, e foi gravada no AIR Lyndhurst Studios, em Londres.  Joseph Kosinski, diretor de Tron: Legacy, se referiu à trilha como uma mistura de elementos eletrônicos e orquestrais. Daft Punk também fez uma participação especial como programas de disc jockey, vestindo sua marca registrada, o disfarce de robô, dentro do mundo virtual do filme. A coadjuvante de Tron: Legacy, Olivia Wilde, afirmou que a dupla pode estar envolvida com futuros eventos promocionais relacionado ao filme. Um teaser trailer mostra Daft Punk e sua faixa "Derezzed" de Tron: Legacy. O álbum da trilha sonora do filme foi lançado em 6 de dezembro de 2010. Uma edição de luxo com 2 discos do álbum também foi lançada, incluindo um pôster da dupla no filme. Faixas bônus adicionais também estão disponíveis através de vários vendedores online. Um videoclipe oficial de "Derezzed" também estreou na MTV Networks no mesmo dia em que o álbum foi lançado. Mais tarde, o vídeo foi disponibilizado à compra na iTunes Store. A Walt Disney Records lançou um álbum de remix da trilha intitulado Tron: Legacy Reconfigured, em 5 de abril de 2011.
Em 2010, Daft Punk foi admitido na Ordre des Arts et des Lettres, uma condecoração da França. Bangalter e Homem-Christo foram individualmente condecorados na classe Chevalier (cavaleiro).
Soma Records Lançou uma faixa de Daft Punk não publicada anteriormente, intitulada "Drive", que foi criada durante a mesma época em que a dupla estava com a Soma Records, e gravando "Rollin' and Scratchin'" e "Da Funk". A faixa foi incluída numa compilação multi-artista de 20° aniversário da Soma. Em outubro de 2011, Daft Punk alcançou a 28° posição na enquete mundial oficial da DJ Magazine, depois de aparecer na 44° posição no ano anterior. Em 19 de janeiro de 2012, Daft Punk ficou em segundo lugar na Mixmag's Greatest Dance Acts of All Time, com The Prodigy ficando em primeiro lugar por apenas alguns pontos de diferença.
Fonte:Wikipedia com Modificações












0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting